Quem somos

Diplomatas e doutores comprometidos com a formação de jovens poliglotas e futuros líderes globais, com larga experiência em docência nas disciplinas voltadas ao CACD, além de apaixonados pelo que fazem.

História

Nasce o Ubique Júnior, com o DNA do Grupo Ubique. Em nossos genes, a responsabilidade e o compromisso inabaláveis de reproduzir a excelência acadêmica, além da inovação. Tal reprodução está centrada nos modos acessível e democrático, para que jovens de todo o país, a partir do Ensino Fundamental II e de diferentes estratos socioeconômicos, possam se tornar poliglotas, conhecer os caminhos de acesso à promissora carreira diplomática e vivenciar o acesso a uma bagagem cultural digna da mais alta intelectualidade do nosso país. Tudo isso por meio de uma formação conduzida exclusivamente por diplomatas e doutores, com formação no Brasil e no exterior.

Inspiração e Valores

Nascemos com a serenidade do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, e com um desejo irrefreável de expandir não apenas os nossos próprios limites, mas, sobretudo, as possibilidades de nossos jovens: por meio do compromisso com a democratização do acesso à carreira diplomática, da formação de novos líderes globais, poliglotas, e com conhecimento capaz de transformar suas próprias realidades enquanto defendem os interesses do Brasil ao redor do planeta.

Jovens que alçam voos, tal qual Ícaro, e que avançam com ética, respeito e sabedoria, à semelhança de nosso patrono, que expandiu, por meio da paz e do diálogo diplomático, as fronteiras do país, consolidando o território que hoje figura entre os cinco maiores do mundo.

Origens e Fundadores

Correm nas veias do Ubique Júnior a tradição revolucionária e a cultura vibrante de Pernambuco: orgulho de todo o país e terra natal de nossos fundadores: o diplomata conselheiro Marcílio Falcão, presidente de honra, e o professor doutor Pedro Paulo Procópio, presidente executivo.

Foi na lendária terra dos altos coqueiros, "de beleza e soberbo estendal, nova Roma de bravos guerreiros", que dois jovens iniciaram suas trajetórias profissionais no começo dos anos 2000. Hoje, realizados em seus propósitos, continuam unidos por um ideal comum: a transformação da educação brasileira por meio da excelência e da inclusão.

Desde a adolescência, Marcílio Falcão sonhava em seguir os passos do Barão do Rio Branco. Esse sonho começou a tomar forma ainda aos 15 anos, com leituras intensas e um fascínio por idiomas, que estudava com afinco por meio de fascículos semanais comprados nas antigas bancas de revista do Recife. Sabendo que a escrita seria um instrumento decisivo para alcançar o Itamaraty, escolheu cursar Jornalismo.

Na universidade, conheceu outro jovem apaixonado por comunicação, idiomas e cultura global: Pedro Paulo Procópio, carinhosamente chamado de PPP. Os dois passaram a trocar conhecimentos nos intervalos das aulas. PPP praticava inglês e aprendia espanhol e francês com Marcílio, que, mesmo com pouco mais de 18 anos, já era reconhecido como um professor criativo, dedicado e poliglota.

Durante uma viagem a Caruaru para realizar uma reportagem, após percorrer a icônica Feira da Sulanca e outros pontos da cidade conversando em inglês com PPP, Marcílio, impressionado com sua desenvoltura, o convidou para se tornar professor de inglês.

Quase um quarto de século se passou desde aquele encontro. PPP, nos primeiros meses de docência, traçou a meta de realizar um doutorado e conquistar uma formação internacional. Já Marcílio Falcão seguiu firme no propósito de ser diplomata.

No mesmo ano em que PPP concluiu o mestrado e deu início ao doutorado e, posteriormente, a um pós-doutorado em Comunicação na tradicional Universidade Federal de Pernambuco, Marcílio foi aprovado no Instituto Rio Branco, iniciando sua trajetória em postos diplomáticos ao redor do mundo.

Visão e Modelo Educacional

No coração desses bravos guerreiros, já realizados em seus propósitos, pulsa a convicção de que ainda há muito a ser feito. Acreditam, com firmeza, que não é preciso concluir a graduação para iniciar a preparação rumo à carreira diplomática. Tampouco é necessário ter origem abastada. O que se faz urgente é democratizar o acesso em todo o país por meio de um modelo inovador, ágil, inclusivo e capaz de ampliar o conhecimento de mundo de jovens de diferentes realidades, origens e estratos sociais.

Garotas e garotos que, ao concluírem o ensino médio, podem tornar-se poliglotas. Que podem, sim, ampliar suas chances de ingresso no alto escalão do serviço público brasileiro. E não apenas isso. São jovens que desenvolvem uma visão crítica e global, preparados para obter altas notas nos vestibulares, seguir com firmeza no propósito da diplomacia ou, se assim desejarem, alterar o plano de voo com autonomia, bagagem e consciência para ingressar em qualquer território do saber. Porque o planeta Terra passa a ser o seu campo de atuação. Porque o Ubique Júnior forma poliglotas e prepara os futuros líderes globais.

O olhar do então adolescente Marcílio, que, ainda no final do século XX, sonhava com os caminhos possíveis para alcançar seu propósito, uniu-se à experiência de mais de 25 anos de sala de aula do Prof. Dr. Pedro Paulo Procópio, cuja trajetória inclui anos como pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, sempre atento ao que acontece além dos muros do ensino superior de excelência.

Pedro Paulo, engajado socialmente, dedicou-se a comunidades vulneráveis da Região Metropolitana do Recife, ministrando aulas de inglês para jovens da periferia de uma das capitais mais desiguais do Brasil em termos de IDH. Jovens com tantos sonhos de Ícaro: intensos, audaciosos, urgentes.

Essa união de trajetórias, valores e experiências levou dois profissionais bem-sucedidos (hoje também pais) a despertar o adolescente adormecido que ainda vive dentro de cada um deles.

Esse adolescente é o Ubique Júnior. E é ele que o convidamos a conhecer.

Mensagem Final

Você, jovem, mais do que sonhar, pode ultrapassar barreiras e voar. Não há limites para quem deseja aprender, crescer e transformar a própria realidade, nem para quem tem o propósito de fazer a diferença no mundo.

Você, pai. Você, mãe. Você, gestor(a) público(a), diretor(a) de escola privada: vocês também podem transformar a realidade de seus jovens. Estamos aqui, de mãos dadas com a filosofia do Barão do Rio Branco e com as asas de Ícaro, mirando um céu repleto de descobertas e conquistas.

Afinal, para o Ubique Júnior, o conhecimento é vazio se não estiver a serviço do desenvolvimento humano de forma acessível e democrática. Mais que isso: torna-se egoísta quando utilizado apenas como símbolo individual de status.

Então, vem com a gente, pois suas ideias são grandes demais para viverem no silêncio.

Fique por dentro das novidades!

Deixe seu e-mail para ficar por dentro de tudo do Ubique Júnior! Acompanhe nossas aulas gratuitas, artigos, eventos, vídeos, transmissões ao vivo e seja avisado de novas promoções.

Não fazemos spam.